Garden Shopping celebra aniversário de 4 anos
Empreendimento colocou Penápolis na contramão da crise com projeto inovador
O Penápolis Garden Shopping comemorou nesta quarta-feira (12) seu quarto aniversário a todo vapor. O mais completo centro de compras de Penápolis foi idealizado e desenvolvido pela Ferreira Engenharia e hospeda hoje mais de 65 operações entre lojas âncoras e satélites, que geram cerca de 400 empregos diretos e oferecem o melhor da gastronomia, entretenimento, moda, cultura, lazer e serviços para o público consumidor de toda a comarca.
Na contramão de um cenário de desaceleração da economia, o Penápolis Garden Shopping demonstra sua consolidação no mercado regional por meio de sua robustez, garantida pelas diversas operações que atuam no centro de compras, entre elas Poupatempo, Supermercados Kawakami, Lojas Americanas, Circuito Cinemas, Burger King e Life 4 Fitness.
Sinais positivos vêm dos índices de fluxo de consumidores e compras nas principais lojas. Dados da administração do Penápolis Garden Shopping apontam que o Poupatempo realiza em média 17 mil atendimentos por mês, sem contar o sucesso de público dos Supermercados Kawakami, que em novembro atendeu mais de 62 mil pessoas. “As Lojas Americanas batem as metas das campanhas de vendas bem antes do prazo estipulado pela matriz”, destaca Ricardo Ferreira, o Kid, superintendente do Penápolis Garden Shopping. “Mais que um sucesso de vendas, celebramos hoje um marco na história de nossa cidade, um shopping center completo que ocupa um lugar de destaque na memória dos consumidores. De 2014 até aqui, superamos muitos desafios”, comemora o administrador.
O engenheiro Rafael Ferreira, da Ferreira Engenharia, ressalta que as dificuldades do cenário econômico nos últimos anos não limitaram a atuação comercial do empreendimento, mas estimularam a concorrência e a busca pelo aperfeiçoamento do modelo de negócio. “Chegamos aos quatro anos de Penápolis Garden Shopping superando as adversidades da economia brasileira, mas seguimos com o desafio de a cada dia oferecer o melhor para a população, bem como proporcionar boas condições aos nossos lojistas parceiros e seus funcionários”, analisa. “Esse é o nosso desafio: melhorar a cada dia nosso atendimento, entregando produtos e experiências diferenciadas para nossos clientes”, acrescenta o empresário.
De acordo com números do setor, elaborados pela Associação Brasileira de Shopping Centers, a ABRASCE, o Brasil possui cerca de 600 shopping centers - destes, 55% localizados na região sudeste -, que geram mais de um milhão de empregos, aproximadamente 460 mil em tráfego de pessoas por mês, com faturamento de R$ 167 bilhões em 2017. Os números são expressivos e mostram que os brasileiros estão com novos hábitos, passando mais tempo e gastando mais nos shopping centers.
Programação de Natal
Há um mês, o Penápolis Garden Shopping inaugurou sua decoração especial de Natal. O ambiente temático está localizado na praça de eventos e traz ornamentação inspirada nas aventuras dos safáris pelas savanas africanas, que garante muito encanto e diversão para celebrar os festejos de fim de ano. Com a campanha As aventuras de um Natal Mágico, o shopping transporta o público para um espaço especial com muitas ferinhas de pelúcia, e, claro, o Papai Noel.
O safári de Natal do Penápolis Garden Shopping oferece o cenário perfeito para crianças e adultos registrarem as mais belas lembranças de Natal com o Papai Noel, que chegou ao Penápolis Garden Shopping no último dia 5 e, desde então, está alegrando as noites e as tardes do público nos seguintes horários: de segunda a quinta, das 18h às 21h30, de sexta a sábado, das 15h às 18h e das 19h30 às 21h30, e aos domingos, das 14h às 19h30. Haverá uma cabine fotográfica entre os dias 19 e 24 de dezembro, produzindo e entregando fotos impressas gratuitas para os visitantes da decoração de Natal. Dia 19, os registros serão feitos das 18h às 22h, de 20 a 23 de dezembro, das 14h às 22h, e no dia 24 a equipe da Maxx Cabines estará presente das 12h às 16h, horário especial de fechamento do shopping na véspera de Natal.
A programação de fim de ano do Penápolis Garden Shopping conta com apresentação do Coral Vila da Infância, dia 13, às 20h. Na sexta-feira (14), tem Cantata de Natal da Apeoesp, às 20h. O Trenzinho da Alegria oferecerá passeios gratuitos das 19h às 21h no dia 18, terça-feira. E a trupe da Cia Pé de Ciranda se apresenta no dia 20, quinta-feira, às 20h, com entretenimento da melhor qualidade para os pequenos.
Horários Especiais
O Penápolis Garden Shopping atende em horários diferenciados neste fim de ano. Até o dia 23 de dezembro, as operações seguem o padrão das 10h às 22h, com exceção da praça de alimentação, que às sextas e aos sábados atende até as 23h. No dia 24, véspera de Natal, o shopping abre das 10h às 16h. No dia 25, Natal, o shopping estará fechado. De 26 a 30, o horário permanece normal. No último dia do ano, 31, o atendimento ocorrerá das 10h às 16h. No feriado de 1º de janeiro o shopping estará fechado, retornando suas atividades no dia seguinte, 2, em horário padrão. Confira as novidades e horários de funcionamento das operações do shopping pelo site penapolisgardenshopping.com.br ou facebook.com/penapolisgardenshopping.
Entrevista com Rafael Ferreira
engenheiro proprietário da Ferreira Engenharia, que administra o Garden Shopping
- Qual a percepção que se tem da economia regional à época do lançamento do shopping, comparando com o atual cenário. E o que esses indicadores dizem sobre as novas apostas da Ferreira Engenharia?
RF - A economia regional mudou um pouco nesses últimos anos. Do lançamento até hoje, apesar da grande crise que enfrentamos, tivemos avanços significativos em Penápolis, como a instalação da Faculdade de Medicina, que sinaliza novo fôlego para a economia da cidade. Quando fecharmos 2018, teremos resultados mais consistentes para um balanço. Acredito que o melhor está por vir, que nos próximos anos a economia da região de Penápolis mostrará um desempenho ainda melhor.
- Uma ampla variedade de serviços e produtos pode ser oferecida em um shopping. Hoje, quais os principais setores que a direção quer atrair para o Penápolis Garden Shopping?
RF - O Penápolis Garden Shopping já foi pensado e desenvolvido não só como um centro de compras, mas como um centro completo, seguindo o conceito de “full center”, com ampla oferta de serviços e lazer. Estamos ampliando ainda mais as opções de entretenimento e diversão para as famílias, além das ofertas de gastronomia com rica diversidade, o que favorece, inclusive, o setor de turismo local, trazendo pessoas de fora de Penápolis para desfrutar de nossos serviços, especialmente os de lazer, como o cinema. Pensamos nosso negócio além do comércio tradicional com oferta de produtos, mas com serviços de qualidade. Nesse período criamos o Espaço Garden, por onde já passaram vários eventos e exposições, o que deixa nosso mix de produtos e serviços completo. Ao longo desses anos, fizemos a ampliação de nosso prédio com a vinda dos Supermercados Kawakami, que opera no sistema “atacarejo”. Com isso, temos um mix muito maior, ampliando em cerca de 10% o espaço total do shopping.
- O crescimento do shopping segue o mesmo sucesso da Ferreira Engenharia, que em breve inaugura outro shopping, o Olímpia Garden Outlet, em Olímpia (SP). Quais as expectativas para o novo empreendimento?
RF – Concluímos com êxito o projeto do Olímpia Garden Outlet e estamos na fase de aporte financeiro e parcerias. Em meados de 2019 iniciaremos o empreendimento, para inaugurar no final de 2020, seguindo um modelo de negócio diferente do shopping tradicional, na linha outlet, open mall.
- O Penápolis Garden Shopping já opera no formato que se pretendia em seu projeto inicial?
RF – A operação de um shopping center é muito dinâmica. Quem teve a grande capacidade de percepção do nosso mercado foi o administrador do Penápolis Garden Shopping, o meu irmão Ricardo Ferreira, que decifrou o que o mercado exige, ajustando assim o conceito de nosso shopping center para a região. É uma estratégia comum quando se tem um projeto de varejo desse porte, cujo planejamento é volátil, adaptando-se às demandas do mercado. Nesses quatro anos, o Penápolis Garden Shopping passou por mudanças e sempre estará atento às características do público consumidor, atendendo assim aos anseios da população.
Um bom exemplo desta dinâmica de mercado é o Kawakami, um supermercado que teve que se adaptar à nossa realidade, trazendo ofertas e condições de compra melhores que a operação anterior (Extra, do Grupo Pão de Açúcar), gerando assim maior volume de vendas, atendendo de forma eficaz os desejos dos nossos clientes. Incluímos no planejamento do Penápolis Garden Shopping os investimentos na ampliação de sua estrutura para oferecer um atacarejo com baixos custos, que realmente agrada a todos.
- Como consumidor e “filho ilustre” de Penápolis, qual a sensação de proporcionar para a região um centro de compras completo deste porte, com tantas opções de entretenimento, lazer e gastronomia, além de sua importante contribuição para a economia?
RF – Há um orgulho muito grande de ter feito o Penápolis Garden Shopping e tantos outros empreendimentos. Mas é um mérito que não é só meu, mas de toda a equipe da Ferreira Engenharia, passando por profissionais de todos os níveis de nossa empresa. Nós temos muito orgulho desse sucesso, resultado do perspicaz olhar do diretor Ricardo Ferreira e de toda nossa equipe, parceiros e família. Gostaria de agradecer a todos, especialmente a população que nos acolheu e aos lojistas que investiram no Penápolis Garden Shopping, pois é graças ao apoio desses empreendedores que acreditaram nesta iniciativa, que colaboramos hoje para o desenvolvimento da cidade e região, oferecendo uma ótima opção de lazer para a população de toda a comarca. É uma satisfação muito grande viabilizar o Penápolis Garden Shopping, que está comemorando sua consolidação com atividade plena há quatro anos, crescendo cada vez mais em nossa região. (AI/Latina)